quarta-feira, 10 de outubro de 2007

Tempo frenético

O tempo está realmente corrido e ontem eu pude reparar isso. Cheguei da academia , almocei , escovei os dentes já pensando que teria de ir a rua fazer novamente a inscrição para o processo seletivo de professores da rede municipal de ensino. Lembrava que da última vez foi terrível!

Pegar todos certificados de cursos extras, documentos pessoais originais e cópias, organizar, digitar um currículo, entrar numa fila enorme com uma lentidão muito superior, quase em estado de inércia, para que depois uma pessoa me atenda fazendo com que eu forneça alguns dados como por exemplo endereço residencial, telefone etc...

O fato é que esse processo seletivo, não me traz boas lembranças em nada. Já tento pela segunda vez e não sei o que me acontece que não consigo uma boa colocação. Da última vez fiz 20 pontos em 30 questões, entretanto, o problema maior foi o tal do currículo que beneficiava quem tivesse um número maior de horas em cursos extras. A nota também não foi lá essas coisas e eu parei muito pra refletir como por exemplo: onde foi que eu errei? Em que eu tenho que me concentrar mais? E isso vem até dando certo.

Atualmente fiz dois concursos ao longo desse último processo seletivo. O de Ouro Preto, foi terrivelmente difícil pois cobraram muita coisa sobre o Estatuto do Servidor Municipal e eu só havia conseguido o mesmo uma semana antes. Já o de São João Del Rei, não encontrei muitas dificuldades. A prova de história estava fácil, conhecimentos gerais mais ainda. Só dei algumas tropeçadas na Língua Portuguesa que por sinal era interpretação de texto fazendo uma verdadeira "salada" em minha cabeça.

Agora eu penso que tenho que me dedicar neste processo obtendo uma boa nota, mesmo com tantas desconfianças de privilégios que pairam sobre minha cabeça. Ontem, no momento da inscrição, a secretária me perguntou se eu atuava na rede municiçal como professor e ao responder que não, a mesma deu uma pequena assinalada na folha de preenchimento que ficaria com ela. Fiquei com aquilo na minha mente pensando: "Será que quem atua terá alguma vantagem na questão de pontos iguais?" São coisas que às vezes me preocupam e me indignam. Não sei se é bom ou ruim, mas o fato é que tenho que estudar e ter mais malícia nas questões.

Dia corrido, cansaço chegando e eu ainda teria que fazer compras e dar aula a noite. O tempo realmente voa e às vezes não me dou conta, aliás, não dou conta do que eu tenho que fazer ao "longo" do dia no curto tempo que tenho. Isso me faz pensar novamente. Pensar nessa evolução frenética das coisas, a velocidade da informação, a preça e precisão que somos submetidos a resolver algo em menos de 24 horas por dia. O cansaço tem sido o produto dos tempos modernos mais consumido cotidianamente mesmo que todos tentem evitar ele sempre nos desce garganta abaixo.

Nenhum comentário: